06/12/2011

VALE A PENA ESPERAR


             A partir de agora todas as postagens do nosso Blog serão automaticamente postadas no Facebook. Grande abraço a todos e fiquem com Deus! 
Creio que o estimado leitor soube desta notícia:
Um homem ficou preso inocentemente durante 19 anos e morreu pouco tempo depois de saber que ia receber a segunda parte de uma indenização de R$ 2 milhões. O caso ocorreu em Recife (PE). A história foi classificada pelo Tribunal de Justiça como o erro judiciário mais grave da história do país.
O seu Mariano morreu no ultimo dia 22, aos 63 anos, depois de esperar 19 anos para ser libertado, e mais 13 anos para receber sua indenização. Quando sua espera chegou ao fim, teve um infarto.


Podemos dizer que, neste caso, não valeu a pena esperar. Quando o erro foi corrigido, seu Mariano já tinha tido tuberculose e desenvolvido um câncer na cadeia, além de ter ficado cego.
Nós geralmente não gostamos de esperar. Ficar numa fila nos deixa impacientes. Mas, como brasileiros, já nos acostumamos, ainda mais quando é por algo que vale a pena esperar.
Agora estamos esperando pelo Natal e o ano novo. Há muita correria, preparativos e muitas expectativas no ar. Como Igreja cristã, também esperamos, e esta espera tem um nome: Advento.
Advento quer dizer vinda e é um tempo celebrado entre quatro domingos – o primeiro no último dia 27, e o último em 18 de dezembro. E o que esperamos?
Esperamos a vinda de Cristo. Somos lembrados de sua primeira vinda, quando se cumpriu a promessa de Deus ao seu povo e também a José, quando um anjo lhe disse: “José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mateus 1.20-21).
Cristo assumiu a forma humana para revelar ao mundo o amor salvador do Pai, conquistando na cruz Jesus o perdão dos pecados para todos os seres humanos, contrariando aqueles que esperavam que ele fosse um messias político e econômico.
O Advento também celebra o Cristo que ainda vem a nós. Cremos que na Palavra de Deus (a Bíblia) e nos Sacramentos (Batismo e Santa Ceia), Jesus continua vindo a nós, dando-nos seu Espírito e com ele a fé salvadora e a vida nova e eterna.
Outra ênfase do Advento é a segunda vinda de Cristo, quando, como diz o Credo, ele virá para julgar vivos e mortos e dirá aos salvos: “Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo” (Mateus 25.34). Enquanto ele não vem, esperamos, crendo no seu sacrifício por nós e na sua presença em nossos corações e vidas.
Vale a pena esperar? Ao contrário do seu Mariano, que não pode usufruir de seu direito depois de tanta espera, nós temos a certeza de que, pela fé em Cristo, vamos usufruir das alegrias da vida eterna, onde “não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor” (Apocalipse 21.4). Com certeza, amigo leitor, vale a pena esperar!
Pastor Leandro Hübner
Igreja Luterana no Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário