05/11/2009

ANTROPOLOGIA DE DEUS!


Morreu no domingo, perto de completar 101 anos de vida, um dos antropólogos mais famosos do mundo, o francês Claude Lévi-Strauss. Mesmo sendo uma pessoa conhecida mundialmente muitos, talvez, só ouviram falar dele essa semana, visto que os meios de comunicação fizeram o seu papel de divulgar.

O papel dos antropólogos (anthropos - homem ou pessoa; logos - razão ou pensamento) é o estudo dos agrupamentos humanos e à compreensão do sentido do comportamento do homem, considerando, em sua análise, as origens, o desenvolvimento e a construção das relações internas e externas destas sociedades.



Em seu estudo, a antropologia preocupa-se em aprofundar o conhecimento, por meio da pesquisa de campo, dos sistemas simbólicos e da estruturação das relações entre os grupos humanos que dela fazem parte e que com elas se relacionam, seja em sua relação com o meio, seja em sua constituição cultural. 1

Deus também foi uma espécie de antropólogo. Mas diferentemente dos antropólogos humanos, Deus não estudou o homem no seu meio onde vive. Deus não pegou livros e analisou situações de riscos. Deus fez muito mais que isso. O estudo de Deus foi muito mais profundo que um estudo acadêmico. Deus se fez homem. Através do seu Filho Jesus, Deus nasceu como homem para viver a nossa vida. Jesus Cristo viveu neste mundo e conheceu detalhe por detalhe da nossa vida. Passou por todo tipo de tentação e problemas. Em tudo Cristo foi igual a nós, excteo numa: ele não pecou.

O nascimento de Jesus, sua vida, seu sofrimento, sua morte e sua ressurreição nos garantem um Deus presente e atuante na nossa vida. As consequencias de termos um Deus presente é que recebemos o perdão e o seu amor.

A Vida perfeita de Cristo e seu sangue derramado nos garantem o perdão de Deus. Viva na certeza da companhia de Deus com você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário