18/03/2013

QUEM É A PEDRA?

QUEM É A PEDRA?


“O Papa renunciou”. Esta foi a notícia bombástica que abalou, não apenas os alicerces da Igreja Católica, mas o mundo como um todo. Muitos de nós nos perguntamos: “Por quê? Como assim? O que aconteceu?”. Aliás, você já se perguntou, em algum momento, porque existe a figura do papa? Quem a inventou?
Toda essa história começou com uma passagem bíblica registrada pelo evangelista Mateus. Mateus nos relata que, certa vez, Jesus chegou a Pedro e disse: “Você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la.” (Mt 16.18)


Essa frase de Jesus tornou-se doutrina dentro da Igreja Católica. Ora, se Pedro é a pedra fundamental da Igreja de Cristo nesse mundo, então temos que garantir que novos “pedros” continuem essa hegemonia, hierarquia, enfim. E é aí que nasce a figura do Papa.
O papa é, por assim dizer, o “Pedro Imortal” que mantém a igreja de Cristo inabalável nesse mundo. Isso seria verdadeiro, se o evangelista não tivesse noticiado o que Jesus diria logo a seguir a este mesmo Pedro: “Sai da minha frente Satanás! Você é como uma pedra no meu caminho para fazer com que eu tropece”. (Mt 16.23)
Ora, como pode uma pedra de tropeço ser a “Pedra fundamental” da Igreja? Será que Jesus entrou em contradição quando chamou a Pedro de “Pedra”?
Na verdade, Jesus nunca comparou Pedro a uma pedra. Não! Jesus estava – isso sim – apontando para si mesmo ao dizer: “E sobre esta pedra construirei a minha igreja”.
Isso somado aos inúmeros outros textos onde Jesus fala que Ele próprio é a Pedra Angular, a qual foi e ainda hoje é rejeitada pelos construtores (Mt 21.42; Mc 12.10; Lc 20.17). E seus apóstolos reforçaram essas mesmas palavras (Confira: At 4.11; Ef 2.10; 1Pe 2.6).
Porém, nós sempre, e de novo, preferimos depositar nossa confiança em “Pedros” a fim de torná-los “pedras”. Que absurdo!
Foi o que aconteceu com famoso navio Titanic. Era este considerado uma “pedra”, uma rocha invencível a ponto de muitos dizerem: “Com este, nem Deus pode”. Porém esta “pedra” se revelou um “Pedro”: frágil diante do primeiro obstáculo (um iceberg). Se não bastasse ser destruído, levou consigo a vida de milhares de pessoas ao fundo do mar que depositaram toda a sua confiança neste “pedro”.
Em quem depositamos a nossa confiança? Sábias, portanto, são as Palavras do salmista Davi: “O Senhor é a minha rocha poderosa e o meu abrigo.” E essa Rocha, além de ser invencível – ao contrário dos “pedros” que levam pessoas à recessão e a morte – Salva a todos que nele crêem e lhes dá uma nova vida.
Os problemas neste mundo só revelam, mais uma vez, o quanto nós depositamos nossa vida e nossos bens tão somente em “pedros”. Elas também fazem com que voltemos para Deus, e reconheçamos que somente Ele é a base, a Pedra Angular, que sustenta a nossa Igreja e a nossa vida como um todo.
Que possamos começar o ano de 2013, nem com pensamento negativo, nem com pensamento positivo. Mas, unicamente, com pensamento de Total Confiança no Senhor, pois abrigados Nele, não há crise, não há turbulência que possa nos abalar, pois o Senhor é a nossa Rocha poderosa e o nosso abrigo (Sl 62.7).
P. Mateus Lange

Nenhum comentário:

Postar um comentário