23/03/2013

Entregou Jesus a vontade deles – Série Meditações Quaresmais


Soltou aquele que estava encarcerado por causa da sedição e do homicídio, a quem eles pediam; e, quanto a Jesus, entregou-o à vontade deles. (Lucas 23.25)

Jesus foi entregue aos soldados e ao povo. Os fariseus jubilaram, o povo delirou sedento de sensações, gritavam freneticamente: Crucifica-o, crucifica-o! Após algum tempo via-se pelas estreitas ruas de Jerusalém três condenados carregando suas pesadas cruzes de madeira, conduzidos por soldados romanos. Seguia-o numerosa multidão de povo, e também mulheres que batiam no peito e lamentavam. Porém Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos! (Lucas 23.27-28) A coragem dessas mulheres é de admirar. 

Elas não temeram confessar, em meio à multidão, sua simpatia por Jesus. Suas lágrimas eram um protesto contra a injustiça que estava sendo cometida. De repente, Jesus parou. Olhou para as mulheres e lhes disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos! Eu carrego a cruz voluntariamente em obediência ao Pai, para a salvação de muitos. Chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos! Reconhecei a causa do meu sofrimento. Esta causa não é simplesmente o ódio dos fariseus, a injustiça de Pilatos, mas são os pecados da humanidade que eu carrego. Importa que cada um reconheça seus próprios pecados, como cantamos no hino: “Eu, eu e meu pecado havemos motivado a tua grande dor, os murros violentos, mil outros sofrimentos, que te enchem a alma de pavor” (HL 94.4). Como Jesus o disse pelo profeta Isaías: Me deste trabalho com os teus pecados. (Is 43.34) Quantos contemplam, ainda hoje, a história da paixão, por filmes e vídeos, e ao verem as cenas cruentas se comovem às lágrimas, e dizem: Que ingratidão por parte dos judeus! Que crueldade por parte dos romanos que não reconhecem a verdadeira causa de todo o sofrimento de Jesus, seus próprios pecados, nem a bênção destes sofrimentos, “por vós”, para nos reconciliar com Deus Pai. Ao contemplarmos a história da paixão vemos nosso coração humano. Pois tudo o que se passa ali é um espelha do nosso coração corrompido, que ama o pecado e é inimigo de Deus, que dá mais ouvidos ao diabo do que a Deus. Chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos! Caso não vos arrependerdes, virá sobre vós o que os judeus pediram: Caia sobre nós o seu sangue, e sobre nossos filhos! (Mt 27.25) Este castigo estava prestes a cair sobre eles, especialmente sobre Jerusalém. Jesus conhece o coração do Pai e sabe que castigo virá. Então verão que coisa horrível é cair nas mãos do Deus vivo. (Hebreus 10.31). Todo aquele que não se arrepender de seus pecados e confiar em Cristo como seu Salvador, será ceifado pela ira do Cordeiro e lançado ao inferno. Por isso: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. (Hebreus 4.7) Aos que choram seus pecados, / dá consolo em tem perdão; / pelo Espírito guiado, / vivam sempre em retidão. (HL 357.2)

Pastor Horst R. Kuchenbecker

Nenhum comentário:

Postar um comentário